Planeta 9: o nono planeta do Sistema Solar

Parece que alguns cientistas terráqueos, depois de tatearem as laterais de nosso Sistema Solar com seus telescópios, encontraram fortes evidências da existência do tal Nono Planeta. (Quando será que teremos um time de futebol astronômico?)

Bem, esse tal planeta não é um Nibiru, Hercólubus ou Planeta X que muitos esperam, mas nos dá mostras de que a Astronomia, atualmente, é uma caixinha de surpresas. Às vezes, perigosa, e de abertura programada. O que vocês acham dessa notícia? Leiam mais, logo abaixo!

Sim, ao que tudo indica, segundo cálculos matemáticos de astrofísicos de renome, é dada como certa a existência do que seria o nono planeta deste sistema solar. Devemos lembrar que Plutão, antes considerado planeta, fora rebaixado para a categoria de planeta-anão, após análises feitas em Sedna, um outro objeto, que fora promovido de asteroide a planeta-anão, tendo características semelhantes a Plutão.

Este tal planeta, provisoriamente apelidado pelos criativos cientistas como Planeta 9, estaria localizado em algum lugar na zona de influência do cinturão de Kuiper, distando aproximadamente a 200 U.A. (ou seja, 30 bilhões de quilômetros) da Terra. Tal astro seria incrivelmente frio, com massa dez vezes maior que a do nosso planeta, levando de 15 mil a 20 mil anos para completar uma volta ao redor do Sol.

Sua existência seria a única explicação plausível (até agora) para o alinhamento de objetos pequenos além de Netuno, já que, por sua órbita muito excêntrica e pouca massa, Plutão não seria capaz de operar tal efeito naquela região. Sua detecção efetiva se deu com o auxílio das posições das órbitas de dois objetos, Sedna e 2012VP113.

***

FONTE PRIMÁRIA:

  • TERRA. Encontrada evidência de novo planeta no Sistema Solar. Notícia (online). Terra Notícias: Ciência. Disponível em: < http://goo.gl/mYH6J3 >. Publicada em 20 de janeiro de 2016. Acesso em: 21 de janeiro de 2016.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s